Num roadshow pela Europa aparentemente dominado pelo anúncio das parcerias com operadores locais para a comercialização exclusiva do iPhone, Steve Jobs confirmou hoje que a T-Mobile vai colocar o smartphone nas lojas alemãs a 9 de Novembro. Ainda ontem o presidente da Apple tinha apresentado o acordo para o Reino Unido, com a O2, restando agora o anúncio em França para completar a lista de países onde se especula que o iPhone será vendido ainda este ano.

A T-Mobile, subsidiária móvel da Deutsche Telekom, tinha sido apontada há algumas semanas como uma das operadoras que iria comercializar o iPhone na Europa, seguindo o modelo de exclusividade aplicado já nos Estados Unidos. A britânica O2 e a francesa Orange estavam na mesma lista, sendo que até agora só foi oficialmente confirmada a parceria com a operadora britânica detida pela Telefónica.

A data de início da comercialização do iPhone na Alemanha é a mesma marcada para o Reino unido, e o terminal é também igual, com ligação de dados e voz reservada à tecnologia EDGE, GPRS e GSM, para além do Wi-Fi.

O iPhone defenido para este mercado foi de 399 euros, um pouco superior ao valor inglês de 387 euros (convertido de 269 libras) e acarretará um compromisso de permanência na rede de 2 anos, acima dos 18 meses exigidos no acordo com a 02 inglesa. O processo de activação será o mesmo, pressupondo a existência de uma conta activa na iTunes Music Store do país em questão.

Continuam a não ser conhecidos os termos financeiros do acordo, sobretudo em termos de contrapartidas para a Apple.

Espera-se agora para breve o anúncio do acordo para França. Aproveitando a passagem de Steve Jobs pela Europa essa comunicação poderá ser feita ainda esta semana ou aguardar pela abertura da MacExpo em Paris na próxima terça feira, dia 25.

Notícias Relacionadas:

2007-09-18 - Apple em parceria exclusiva com O2 para comercializar iPhone no Reino Unido

2007-09-17 - Exclusivo do iPhone na Península Ibérica pode estar a ser trabalhado entre PT e Telefónica