(Atualizada) Uma pequena explosão na sala de computadores e sistemas eléctricos, localizada no LNEC, causou perturbações na rede académica, impedindo o aceso a sites das universidades e também aos endereços de gestão de domínios .pt, assim como ao Gigapix, o serviço de troca de tráfego IP.

A explosão terá ocorrido pelas 11.50, tendo sido resolvida pelos Sapadores Bombeiros de Lisboa poucos minutos depois. A explosão não causou incêndio, feridos ou danos.

O incidente afetou a rede gerida pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), cujos próprios telefones deixaram de funcionar, assim como a rede interna do LNEC. Os websites geridos pela fundação também ficaram offline, mas entretanto já estão outra vez online. Os sites das universidades também já voltaram a ficar acessíveis.

[caption]rcts[/caption]
O TeK procurou mais esclarecimentos junto da FCCN e do próprio LNEC mas não foi possível obter resposta até à hora de publicação desta notícia.

Recorde-se que a rede académica (RCTS) é gerida pela FCCN, ligando as universidades de todo o país e laboratórios de investigação.

A Fundação gere também o sistema de gestão de domínios .pt, o DNS.pt, e mantém o Gigapix, que esteve indisponível entre as 11.50 e as 16 horas, como se vê na imagem abaixo, impossibilitando a troca de tráfego IP e obrigando as principais redes a recorrer a peering internacional, mesmo dentro das redes portuguesas.

[caption]gigapix[/caption]

Todos os problemas parecem já ter sido resolvidos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: a informação foi atualizada com mais dados e o gráfico que mostra a interrupção no Gigapix.