A empresa de segurança finlandesa F-Secure comunicou ter identificado aquela que parece ser a primeira grande infecção por vírus de telefones móveis num ambiente corporativo, refere a imprensa internacional. Sem revelar o nome da empresa afectada, a F-Secure afirma que foi chamada para controlar uma vaga do vírus Commwarrior.B, uma ameaça que envia mensagens multimédia e arquivos infectados dentro da área de cobertura de comunicações Bluetooth.

"É a primeira vez que um vírus móvel infecta uma organização. Estamos a falar de uma versão particularmente difícil do Commwarrior que simplesmente não desiste", disse Patrick Runald, perito da F-Secure, citado pela ZDnet. O Commwarrior é conhecido por atacar smartphones equipados com o sistema operativo Symbian Series 60 e por se propagar através da tecnologia Bluetooth e MMS.

De acordo com a empresa de segurança, um grande número de empregados da empresa afectada receberam o vírus nos seus telemóveis mas o mais grave aconteceu no momento em que abriram os arquivos contaminados por acreditarem ser uma mensagem autêntica de um colega de trabalho. As advertências de que as mensagens não vinham de uma fonte segura foram completamente ignoradas.

"Felizmente, isto não afectou a operação da companhia", disse Patrick Runald. Um dos operadores desactivou o MMS e o Bluetooth temporariamente de forma a impedir a propagação do vírus, procedendo-se depois à eliminação da infecção.

Esta é, segundo a empresa finlandesa de segurança, a primeira notícia de uma infecção em massa dentro de um ambiente corporativo, mas não deixa de ser uma forma de alertar as empresas que desenvolvem políticas de uso de ligações Bluetooth e MMS no trabalho.

Notícias Relacionadas:

2005-04-04 - Número de vírus destinado a aplicações de IM e telemóveis continua a crescer

2005-03-28 - Mercado de segurança para equipamentos móveis com crescimento exponencial

2005-03-08 - Novo troiano ameaça telemóveis Symbian propagando-se por MMS