Em mais um esforço para trazer as vantagens das plataformas abertas para a indústria móvel, um grupo de fabricantes e operadoras anunciou a sua intenção de criar a primeira plataforma móvel global baseada em Linux. As empresas que lideram o grupo são a Motorola, NEC, NTT DoCoMo, Panasonic, Samsung e Vodafone e o objectivo é criar uma fundação que possa desenvolver o projecto.

As empresas defendem que a criação desta plataforma trará benefícios a toda a indústria garantindo um custo de desenvolvimento mais baixo, aumentando a flexibilidade e permitindo um ecossistema móvel mais rico.

As várias empresas vinham já desenvolvendo iniciativas individuais para usar uma plataforma baseada em Linux mas este projecto vem agora unificar esforços e reduzir a fragmentação existente no mercado. Só a Panasonic já colocou mais de 8 milhões de terminais baseados em Linux no mercado japonês, enquanto a Motorola e a NEC também já comercializavam telefones com este sistema.

Uma fundação independente deverá agora tomar conta das várias experiências dispersas e iniciar o desenvolvimento de uma especificação aberta, que possa ser usada por toda a comunidade da indústria. Ao mesmo tempo serão estabelecidas algumas salvaguardas contra a possibilidade de fragmentação da iniciativa e um sistema de colaboração com o ecosistema de desenvolvimento de Linux móvel.

De acordo com o comunicado, as empresas que agora anunciaram a iniciativa pretendem liderar o processo de desenvolvimento da primeira implementação de referência, mas avisam que numa segunda fase a fundação está aberta à colaboração de outras entidades, nomeadamente em todas as áreas da cadeia de valor, como fabricantes de equipamentos, operadores, fabricantes de chipsets, empresas de desenvolvimento de software e integradores.

Notícias Relacionadas:
2005-10-18 - OSDL promove utilização de Linux em telemóveis

2003-02-13 - Motorola planeia utilizar Linux e Java nos seus telemóveis