Várias fabricantes de dispositivos móveis estão a unir-se para a implementação de um perfil comum de mobile TV. O projecto envolve 12 empresas - Digitenne, Ericsson, KPN, Nokia, Nokia Siemens Networks, NXP Semiconductors, Sony Ericsson, Telefónica, O2 Europe, T-Mobile, Vodafone e a ZTE - e visa simplificar as especificações BCAST, estabelecidas pela Open Mobile Alliance (OMA), em futuros desenvolvimentos.



Definidas no âmbito do Broadcast Mobile Convergence Forum, as especificações destinadas ao modelo a implementar foram concebidas a pensar numa economia de escala sustentável, baseada na interoperabilidade de serviços.



As principais características deste perfil assentam no Guia de Programação Electrónica (ESG) avançado para informação sobre os canais de TV, programas e serviços disponíveis, no apoio a múltiplas tecnologias de transmissão de conteúdos e no suporte à protecção de serviços através de Smart Card Profile ou DRM Profile.



Jouni Kamarainen, director de multimédia da Nokia afirma que o "compromisso da indústria para a implementação do perfil será seguido de testes comuns que permitirão criar um mercado coerente e capaz na distribuição do DVB-H".



O suporte ao DVB-H (Handheld Digital Video Broadcast), assim como às transmissões através de redes móveis 3G (MBMS) são reflexos das normas OMA-BCAST. Estas especificações permitem que as empresas estendam as suas ofertas e modelos de negócio actuais abrindo caminho a novos serviços de televisão móvel. Como resultado, os operadores podem um leque de serviços mais variados nos equipamentos que comercializam.

Notícias Relacionadas:

2006-03-09 - Viviane Reding defende reserva de espectro para serviços de Mobile TV

2006-01-23 - Tecnológicas juntam-se para promover TV móvel