A Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) lançou hoje um concurso público internacional para aquisição de um cabo de fibra óptica de longa distância que interligará as cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro e Braga.



O projecto insere-se na Iniciativa Nacional para a Banda Larga, desenhada e coordenada pela Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC) e tem como objectivo melhorar a capacidade da RCTS - Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, gerida pela FCCN, aproximando-a das infra-estruturas europeias do mesmo género, conforme sublinha Diogo Vasconcelos. "Em termos de velocidade, a nova rede académica, assente em fibra óptica, vai colocar-nos a par das nações mais desenvolvidas do mundo", avança o gestor da UMIC.



O comunicado explica ainda que a infra-estrutura em fase de aquisição dará suporte a outros projectos governamentais actualmente em fase de implementação como a iniciativa e-U Campus Virtuais e a Biblioteca do Conhecimento Online.



Numa fase inicial do projecto serão ligadas, através da nova infra-estrutura, as principais universidades nacionais proporcionando a estudantes e investigadores o acesso a uma rede com velocidades de débito mais elevadas e abrindo caminho a novas utilizações apenas possíveis com ligações de banda larga. Entre estas contam-se o acesso à rede de investigação e de ensino europeia (GÉANT), que carece de grandes larguras de banda com capacidade para suportar os volumes de dados por ali transmitidos.



A entrega de propostas pode ser feita até ao próximo dia 14 de Junho, estando a abertura das mesmas marcada para o dia seguinte. O contrato que será estabelecido com a entidade vencedora do concurso visa a aquisição do cabo, devidamente instalado, aquisição dos serviços de alojamento, manutenção e direitos de passagem.



Notícias Relacionadas:

2004-03-28 - Entrevista: “À nossa escala, contribuiremos para o objectivo da Estratégia de Lisboa”

2003-11-06 - Continuidade de funcionamento da RCTS assegurada pelo Governo