No final do primeiro trimestre deste ano existiam 4,5 milhões de ligações telefónicas fixas, num aumento de 1,1% face ao período homólogo, que a Anacom explica com a adesão crescente a serviços multiple play. O número de clientes de serviços fixos, em acesso direto, também cresceu, 3,1% face ao período homólogo. No final de março a penetração dos serviços fixos de telefonia era de 42,7 por 100 habitantes.



Destaque merece também o crescimento dos acessos VoIP, onde se incluem os acessos por fibra, que no período cresceram 90,6%. Os acessos fixos, suportados em tecnologias móveis (GSM ou UMTS) cresceram no mesmo período 3,3%.



Do lado dos operadores, a Portugal Telecom continua a dominar o mercado, mas a perder terreno para a concorrência. No final de março, a empresa controlava 51,8% dos clientes em acesso direto, menos 2,3% que no período homólogo.



O tráfego de fox originado na rede fixa durante os três primeiros meses do ano atingiu os 2,05 mil milhões de minutos, mais 3,6% que no mesmo período do ano passado. o número de chamadas realizadas também cresceu ligeiramente (0,5%) para 564 milhões.



A Anacom sublinha que os indicadores usados no relatório que resume a atividade no sector fixo durante o primeiro trimestre deste ano são diferentes dos utilizados em relatórios anteriores e que para além disso foi feita uma reclassificação de acessos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira