Os municípios de Braga, Barcelos, Vila Nova de Famalicão e Guimarães formalizam esta segunda-feira a candidatura para a instalação de uma malha regional de fibra óptica que ligará os quatro concelhos, agrupados no chamado "Quadrilátero Urbano".




Além da instalação de uma malha regional de fibra óptica entre os quatro concelhos, o "Quadrilátero Digital" - nome do projecto - vai assegurar a criação de uma rede interna entre cada um deles.




Segundo os seus promotores, citados pelo Jornal de Notícias, a iniciativa de oito milhões de euros prevê, ainda, a criação de diversos serviços, nomeadamente a disponibilização de pontos de acesso em zonas específicas dos centros urbanos.




Com a instalação da malha urbana de fibra óptica pretende-se também melhorar a qualidade dos serviços digitais ao dispor dos munícipes daquela região, designadamente.




O “Quadrilátero Urbano” foi um dos cinco projectos seleccionados a nível nacional para implementar as acções preparatórias do programa “Política de Cidades Polis XXI”, co-financiado pela Administração Central. A par dos municípios, tem ainda como entidades aderentes a Universidade do Minho, a Associação Industrial do Minho e o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário.