As ofertas suportadas em fibra ótica (FTTH/B) foram responsáveis por cerca de seis em cada 10 novos assinantes do serviço de televisão por subscrição entre abril e junho, segundo dados da Anacom. As ligações de fibra até casa do cliente representaram (DTH) cerca de 10% do total.

No final do segundo trimestre deste ano, o número total de assinantes do serviço de televisão por subscrição rondava os 2,85 milhões, o que representa um acréscimo de 42 mil clientes face ao trimestre anterior, e de 197 mil face ao período homólogo.

Os serviços de distribuição de TV por cabo, com 1,428 milhões de clientes, representavam 50,2% do total de assinantes de televisão por subscrição, menos 0,7 pontos percentuais que o registado no trimestre anterior.

O DTH (direct to home), com 676 mil clientes, somava 23,7% do total, enquanto as outras tecnologias tinham 551 mil clientes, correspondendo a 19,4% do total.

O peso do FTTH/B (fiber-to-the-home/building) que registava 192 mil clientes, aumentou cerca de 0,8 pontos percentuais, representando agora 6,8% do total de assinantes.

No segundo trimestre, considerando o total de famílias clássicas, o número de assinantes de TV por subscrição correspondia a cerca de 72,2 assinantes por cada 100 famílias.

Em Junho, o Grupo Zon/TV Cabo continuou a deter a quota mais elevada de assinantes de TV por subscrição, de 55,8%, e a PTC manteve-se como o segundo maior operador de TV por subscrição com uma quota de 32,3% dos assinantes. O terceiro maior operador continua a ser a Cabovisão, com uma quota de 9%.

A Anacom faz igualmente as contas em termos de receitas, referindo que no período em análise, as individualizáveis (provenientes de ofertas stand-alone ou de pacotes multiple play cuja componente de televisão é individualizável) do serviço de TV por subscrição originaram cerca de 303 milhões de euros, valor que representa uma quebra de 9,1 % face ao período homólogo.

Deste total, cerca de 58,3% corresponderam a receitas de TV por cabo, 30% a DTH e os restantes 11,7% a outras tecnologias.

Quanto às receitas não individualizáveis de pacotes de serviços que integram o serviço de TV por subscrição, estas atingiram 158,3 milhões de euros, mais cerca de 64,4% do que em 2009 e provêm essencialmente de pacotes triple play, que são também os que têm crescido mais em termos de número de assinantes, relativamente ao período homólogo.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico