O SMS já tinha sido usado este ano para avisar os contribuintes dos reembolsos de IRS, mas a DGCI vai reforçar a utilização dos meios de comunicação electrónicos, desmaterializando o envio de informação aos contribuintes, garantiu José Maria Pires, director da Gestão dos Créditos Tributários da DGCI/Ministério das Finanças, numa conferência.

Citado pelo Jornal de Notícias, este responsável adianta que a partir da próxima semana, mais concretamente do dia 15 de Setembro, vai ter início este processo de desmaterialização, que terá uma implementação progressiva já que se considera necessário alterar as mentalidades e os hábitos.

Em Abril a DGCI tinha já referido iria alargar a utilização do SMS e do email como canais de comunicação e interacção com os contribuintes, valorizando o atendimento electrónico em conjunto com a Internet.

Nessa primeira fase o objectivo era enviar mensagens de correio electrónico a 1,2 milhões de contribuintes pedindo-lhes que facultassem ou confirmassem o seu número de telemóvel e endereço de email no Portal das Finanças.