De forma a evitar a habitual confusão de fios que se instalam para ligar os vários aparelhos de electrónica de consumo que povoam as salas de estar, algumas das maiores empresas desta área juntaram-se para desenvolver uma norma que permita a transmissão de vídeo de alta qualidade em modo wireless. O WirelessHD deverá integrar set top boxes, leitores de DVD, câmaras de filmar e máquinas fotográficas digitais, mas só a partir de 2008.

Entre as empresas que participam no WirelessHD Consortium contam-se a LG Electronics, Matsushita, Samsung, Sony e a Toshiba.

De acordo com informação disponibilizada à imprensa, a norma permitirá a transmissão de vídeo de alta qualidade a uma distância de perto de 10 metros, sempre dentro da mesma sala, utilizando a banda de frequências de 60 Ghertz. A informação não é comprimida para garantir o máximo da qualidade da imagem, que será muito semelhante à conseguida através da transmissão com os cabos HD.

John Marshall, presidente do consórcio WirelessHD, afirmou ainda que existe a intenção de permitir aos utilizadores com set top boxes, ou leitores de DVD antigos, que façam um upgrade para usar a tecnologia para ligarem aos televisores HDTV.

O desenvolvimento de redes domésticas que permitam ligar todos os equipamentos informáticos e de electrónica de consumo tem sido uma das preocupações da indústria, que tem investido também no desenvolvimento de normas de comunicação sem fios.

A norma actualmente utilizada pela maioria das empresas de electrónica de consumo para transmissão de imagem digital é a HDMI (High Definition Multimedia Interface) que garante a reprodução perfeita de som e imagem entre dispositivos.

Notícias Relacionadas:

2004-06-22 - Aliança para a compatibilidade de equipamentos digitais junta 145 empresas
2003-05-23 - Rede domésticas presentes em 44% dos lares online norte-americanos até 2008