A Google está a preparar em parceria com a MasterCard e o Citigroup a integração de uma tecnologia nos seus smartphones Android que permita usar os telefones como método de pagamento, em vez do cartão multibanco.

Para isso, recorre à tecnologia de NFC (near-field communication), pelo que para efectuar os pagamentos os clientes apenas vão precisar de passar o telemóvel em frente aos leitores instalados para o efeito.

Este sistema vai também permitir à Google fornecer aos retalhistas mais dados sobre o tipo de clientes que têm e adequar promoções e ofertas ao público-alvo, bem como enviá-las aos clientes nas imediações das lojas, escreve a imprensa internacional.

A notícia foi avançada hoje pelo Wall Street Journal, com base em informação veiculada por "pessoas com conhecimento do projecto", mas já anteriormente o CEO da Google havia levantado o véu sobre a intenção de integrar um sistema de pagamento por NFC nos telefones Android.

O projecto, ainda em fase inicial, permitirá a quem tenha cartões de crédito e débito do Citigroup fazer pagamentos mediante a activação de uma aplicação que compatível com um dos actuais modelos com sistema operativo Android e com vários ainda por lançar, acrescenta a mesma fonte. A ideia é que os telefones funcionem como uma espécie de carteira electrónica, um substituto dos cartões.

A Google não deverá cobrar taxas pelas transacções com recurso ao sistema, acrescenta o jornal, mas ainda não foram fornecidos quaisquer detalhes ou confirmações por parte das empresas alegadamente envolvidas.