O lançamento do Nexus One tem apenas uma semana mas a Google já fala na próxima versão, que será um modelo mais virado para o mercado empresarial, onde o teclado pode ser retomado, confirmou um executivo da Google na sexta feira passada ao Wall Street Journal.

Logo no evento de apresentação do telemóvel a Google não fez segredo sobre o interesse em lançar novas versões, mantendo porém a parceria com a HTC e, naturalmente, a aposta no sistema operativo Android que tem vindo a apoiar.

A própria HTC tem na sua linha de produtos diferentes ofertas, dirigidas a utilizadores que pretendem telemóveis com ou sem teclado, combinados com ecrã sensível ao toque.

Os telemóveis Blackberry e alguns modelos da Nokia e da Sony Ericsson mais virados para o mercado profissional também se comprometem com a manutenção do teclado como factor diferenciador.

Apesar da explosão do interesse em telemóveis com touch screen que seguem o modelo de interface do iPhone, muitos utilizadores empresariais continuam a preferir a utilização do teclado, integral ou só numérico, e as fabricantes têm apresentado diversas soluções para combinar os dois elementos.