A eventualidade de uma OPA da Telefónica à operadora portuguesa continua a pairar sobre a PT, mas o Primeiro-ministro José Sócrates já admitiu que, se for necessário, poderá utilizar do Golden Share para travar esta oferta de aquisição hostil.

Em São Paulo, José Sócrates sublinhou que a Portugal Telecom é uma empresa estratégica, que quer que seja forte e com presença em vários países. "A PT é uma empresa estratégia, se for uma empresa grande, se tiver uma ambição de participar naquilo que é a economia global, de estar presente em vários continentes, como está a PT, presente em África e no Brasil", explicou em declarações aos jornalistas.

O Primeiro-ministro sublinhou que a Golden Share do Estado na PT, que lhe confere direitos especiais, existe para ser usada se for caso disso.

A operadora histórica está entretanto a avaliar a possibilidade de lançar uma contra-oferta sobre a Vivo, adquirindo a participação da Telefónica. A PT está em negociações com investidores asiáticos e do Médio Oriente, onde existe grande apetência para investimentos na América Latina, adiantou ontem José Maria Ricciardi, presidente do BES Investimento.

Este responsável garante que para o BES Investimento é chave ficar no Brasil e que o preço não é uma questão. O Banco Espírito Santo é um dos accionistas de referência da PT, detendo 8% do capital da operadora.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.