O ministro da administração interna anunciou hoje um conjunto de medidas que visam dar resposta aos acontecimentos dos últimos dias, relacionados com a segurança. Entre as medidas anunciadas incluem-se um investimento de 19 milhões de euros na aquisição de Tecnologias da Informação e Comunicação. Rui Pereira exemplifica a aplicação deste investimento em áreas como o "Sistema Integrado de Vigilância, comando e controlo, terminais Tetra, 112, a Rede Nacional de Segurança Interna, Táxi Seguro e Queixa Electrónica", entre outros.



O ministro, que anunciou as medidas num evento no Centro Cultural de Belém dirigido às forças policiais, afirmou que o Plano Nacional de Videovigilância vai ser alargado às áreas do país que justificam o recurso a câmaras de vídeo, para ajudar a manter níveis de segurança.
Já instalados na zona histórica do Porto, o ministro admite que os sistemas de videovigilância podem agora estender-se à Praia da Rocha em Portimão, Santuário de Fátima, Albufeira, Almeirim, Amadora, Faro, Estarreja, Loulé, Vilamoura e Baixa de Lisboa.



Outra área de investimento focada por Rui Pereira é o desenvolvimento de programas de geo-referenciação. "Vamos intensificar a nossa aposta nas tecnologias de geo-referenciação e geolocalização de veículos e instalações", sublinha. Cabem nesta prioridade projectos como o Táxi seguro, mas também outras áreas como o transporte de valores e materiais explosivos e a prevenção do carjacking.



Notícias Relacionadas:

2008-02-13 - Táxi Seguro completa primeira fase com 1.230 táxis protegidos