O Grupo Portugal Telecom anunciou hoje a disponibilidade da Factura Electrónica aos seus clientes, abrangendo mais de 5 milhões de assinantes dos vários serviços de telecomunicações dentro do grupo. A empresa é a primeira a garantir a segurança com a certificação por assinatura digital, resultando este projecto de uma parceria entre a PT Sistemas de Informação, as empresas e.docs e a Multicert, entidade responsável por toda a componente de certificação digital.



Os clientes da PT Comunicações, TV Cabo, TMN, PT Prime, SAPO ADSL e Telepac podem agora receber as suas facturas via email ou consultar a informação online nos sites das respectivas empresas. A opção pela factura electrónica depende do aval do cliente, que após manifestar o seu interesse por este formato deixa de receber a factura em papel.



Os assinantes com factura electrónica podem ainda consultar o histórico de facturas durante três meses e imprimi-las depois para sua referência futura. A adesão ao serviço é gratuita e pode ser feita a partir deste site Internet.



A empresa detalhou ainda que para os clientes particulares a adesão é efectiva já a partir da próxima factura mas que as empresas vão receber em paralelo a factura electrónica e de papel durante um período mais alargado, que poderá ser de três meses.



A PT estima que este novo processo de facturação possa gerar poupanças de 4 milhões de folhas de papel no primeiro ano, já que no seu conjunto o volume de emissão de facturas das empresas do grupo ultrapassa mensalmente os 7 milhões. A empresa investiu no projecto 4 milhões de euros, esperando atingir o seu break even em três anos.

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