É natural que numa altura em que os operadores experimentam e implantam redes Standalone (SA) 5G, o número de dispositivos também aumente. São atualmente 1.906 os dispositivos anunciados, 1.677 dos quais já estão disponíveis comercialmente, um aumento de 65,2% em relação aos 1.015 no final de 2022.

Os aparelhos com suporte 5G SA representavam 68,1% de todos os dispositivos 5G, no final de março de 2024, os últimos dados anunciados. Eram apenas 57,9% em dezembro de 2020, percentagem que tem vindo crescido gradualmente em cada estudo. Finalmente existem 96 modems ou processadores móveis/chipsets de plataforma que declaram suporte para 5G SA, sendo que a maioria (93) já está disponível comercialmente.

Os telemóveis representam mais de metade (59,8%) dos dispositivos 5G anunciados com suporte declarado de 5G SA (1.139 telemóveis), seguidos de CPE de acesso fixo sem fios (217) e módulos (217).

Estes dados integram o relatório 5G Standalone, de setembro de 2024, da GSA (sigla para Global mobile Suppliers Association), a associação de fornecedores de equipamentos que tem acompanhado o desenvolvimento de redes 5G SA.

Veja na galeria de imagens dos resultados do estudo 5G Standalone, de setembro de 2024:

O estudo explica que, com uma nova infraestrutura baseada na nuvem, virtualizada e em microsserviços, "os benefícios esperados das tecnologias 5G SA incluem tempos de ligação mais rápidos (menor latência), suporte para um elevado número de dispositivos, sistemas programáveis que permitem uma criação mais rápida e ágil de serviços e fatias de rede, com um melhor suporte para a gestão de acordos de nível de serviço dentro dessas fatias, e o advento da tecnologia de voz sobre novas rádios (VoNR)".

Espera-se que a introdução da 5G SA simplifique e melhore as arquiteturas e reduza custos. Além disso, espera-se também que tecnologia permita a personalização e abra novas oportunidades de serviços e de receitas adaptadas a clientes empresariais, industriais e governamentais.

A GSA identificou 143 operadores em 61 países e territórios em todo o mundo com investimentos em redes públicas 5G SA através de ensaios, implementações planeadas ou reais, o equivalente a 23,1% dos operadores que se sabe estarem a investir em quaisquer licenças, ensaios ou implementações 5G.

A Europa, o Médio Oriente e África e a Ásia-Pacífico apresentam o maior número de lançamentos, com 23 cada. A GSA acrescenta que a região da Ásia-Pacífico teve, numa primeira fase, um elevado número de operadores a lançar a 5G SA, enquanto a Europa, o Médio Oriente e África registaram um aumento mais gradual. Pelo menos 60 operadores em 34 países e territórios lançaram ou implementaram redes 5G SA públicas, um dos quais apenas lançou a sua rede 5G SA.

Por outro lado, há 28 operadores a fazer ensaios de campo ou testes para redes públicas e 54 a planear lançamentos, o que indica que “os lançamentos de 5G SA parecem destinados a continuar a um ritmo acelerado em 2024 e nos anos seguintes”. Há ainda várias organizações estão a testar, a fazer pilotos ou a implantar tecnologias 5G SA para redes privadas.

Em junho, a GSA recolheu informações sobre 1.427 organizações que estão a implementar, ou receberam uma licença adequada para a implantação, de uma rede móvel privada LTE ou 5G. Destas, 659 utilizam redes 5G (excluindo as rotuladas como prontas para 5G) para pilotos ou implementação de redes móveis privadas. Destas, pouco mais de 12,4% estão já a trabalhar com a 5G SA, incluindo fabricantes, organizações académicas, institutos de investigação comercial, construção, serviços de comunicações e TI, organizações ferroviárias e de aviação.

O ecossistema de dispositivos com suporte declarado para 5G SA é composto por 96 modems ou chipsets de processadores/plataformas móveis, de seis fornecedores. Destes, 93 estão disponíveis comercialmente, incluindo 15 modems discretos e 78 processadores e plataformas móveis.

Finalmente, a GSA identificou 46 chipsets anunciados como compatíveis com algum tipo de agregação de portadora 5G. Esta caraterística será importante para incentivar a adoção generalizada da SA 5G.