Está em marcha até ao próximo dia 14 de Fevereiro uma consulta pública sobre o projecto de decisão do Comité de Comunicações Electrónicas para a implementação harmonizada de sistemas de BWA (Broadband Wireless Access) no espaço europeu.



Esta primeira deliberação prevê a utilização das faixas entre 3400-3800 MHz e pode ser consultada no site do Gabinete Europeu de Radiocomunicações. As bandas em questão são alocadas prioritariamente aos serviços fixos e subsequentemente aos serviços móveis nas regiões abrangidas pela União Internacional das Telecomunicações.



Em Portugal a tecnologia BWA tem também estado em consulta pública. O objectivo da iniciativa, neste caso, é definir as condições de exploração da tecnologia em Portugal. Também conhecida por WiMax esta tecnologia vai aumentar o leque de alternativas de cobertura em banda larga, sem fios.



Capaz de oferecer maior cobertura que o WiFi, já em utilização, o WiMax promete assumir-se como uma alternativa para fazer a ligação, em ambiente de rede fixa, na última milha até casa do cliente.



A consulta pública lançada pela Anacom para o BWA terminou no passado dia 8 de Janeiro, depois de uma extensão do período inicial previsto para as respostas do dia 2 de Janeiro.



O Comité de Comunicações Electrónicas pertence à Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações.



Notícias Relacionadas:

2006-11-29 - Anacom avança com consulta pública para o BWA

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.