A TomTom e a Vodafone estabeleceram uma parceria para a oferta da solução High Definition (HD) Traffic em Portugal, que prevê a disponibilização da tecnologia da empresa de sistemas de navegação aos clientes da operadora a partir do segundo semestre do próximo ano.

A parceria entre as duas empresas já existe para outros países, tendo começado a ser testada na Holanda, em 2006. O serviço prestado compreende conversão de sinais de dados GSM puros e anónimos fornecidos pela operadora, em informação precisa e em tempo real sobre a velocidade e o caminho para onde os carros viajam.

A solução tem como objectivo auxiliar os utilizadores no planeamento de rotas diárias com base nas informações acerca do tráfico geradas pelo sistema informativo.

Para prestar informação de trânsito em tempo real, o HD Traffic vai detectar as grandes concentrações de veículos através dos padrões de movimento dos utilizadores de dispositivos móveis da rede da Vodafone Portugal.

Os dados são depois conjugados com informação recolhida dos equipamentos TomTom, preservando o anonimato da fonte, refere a empresa em comunicado.

No serviço prestado através da Vodafone será igualmente incluída informação pública relativa a causas de acidentes e atrasos, bem como informações de fluxos habituais de trânsito geradas por empresas de gestão de frotas.

A actualização do HD Traffic, que já está disponível para outros países da Europa, vai acontecer a cada três minutos, garante a empresa de sistemas de navegação.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.