Uma informação divulgada pelo site norueguês NRKbeta alertou para o facto dos smartphones Nokia 7 Plus estarem a transmitir dados pessoais dos utilizadores para a China. A HMD Global, empresa finlandesa responsável pela gestão da Nokia, reagiu agora em comunicado, admitindo o erro.
Segundo o comunicado da HMD, “o dispositivo de ativação de cliente destinado à China foi, por engano, incluido no pacote de software de um único lote de Nokia 7 Plus”. No entanto, realça que os dados “nunca foram processados”, pelo que ninguém poderia ter sido identificado com base nessa informação.
De acordo com a investigação do NRK, alguns dados do dispositivo, como localização aproximada, IMEI ou MAC ID estavam a ser transmitidos para um servidor chinês. Este envio de dados ocorreu de cada vez que o telemóvel era ligado e ao longo de vários meses. O NRK acrescenta que o servidor em questão era o http://zzhc.vnet.cn, propriedade da empresa estatal China Telecom.
Contudo, a HMD garante que o erro foi identificado e corrigido em fevereiro de 2019, pelo que todos os utilizadores que tenham instalado no seu Android a última atualização de segurança (lançada em março de 2019) estarão protegidos.
No entanto, o assunto não deverá ficar por aqui. É bastante provável que o incidente venha a ser considerado uma violação do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados europeu, que limita a exportação de dados do utilizador para além das fronteiras da EU. A HMD já afirmou que leva "as questões de privacidade e segurança dos consumidores muito a sério" e que irá colaborar em qualquer investigação que possa vir a ocorrer.
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