O Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, acaba de receber uma nova solução de apoio remoto aos profissionais de Saúde. A tecnologia, implementada pela NOS em parceria com a Johnson & Johnson MedTech, é potenciada pela rede 5G e dará assistência remota aos profissionais de Saúde do Centro de Simulação Clínica e do laboratório de Hemodinâmica do Hospital.

Em comunicado, a NOS afirma que a Saúde é um setor estruturante, apresentando-se como uma das áreas onde a inovação potenciada pelas redes móveis de quinta geração será transformadora.

A solução implementada no Hospital Dr. Nélio Mendonça, que já dispõe de cobertura de rede 5G da NOS, permite estabelecer uma ligação de vídeo remota de alta-definição entre dois profissionais de Saúde. O sistema que suporta a solução é composto por dois smartglasses Vuzix e dois hotspots 5G.

Veja o vídeo

A solução, que também será utilizada para efeitos de formação médica e treino hospitalar, promete esbater a distância física entre profissionais, possibilitando uma maior monitorização dos processos, além do recurso a um apoio especializado a qualquer momento, indica a NOS.

A NOS, que já ligou o Hospital da Luz, em Lisboa ao 5G, assim como o Laboratório Central da Unilabs, tem vindo a trabalhar em novas aplicações da quinta geração de comunicações móveis no setor da Saúde, incluindo soluções que recorrem à sensorização para monitorização em internamento domiciliário, e soluções de remote healthcare, para colaboração médica à distância.

A par da NOS, recorde-se que ainda em maio, foi realizada aquela que se afirma como a primeira cirurgia realizada com apoio remoto por 5G, numa iniciativa que juntou a Fundação Champalimaud e Altice Portugal, numa parceria com a Movistar que assegurou a conetividade de rede com a Faculdade de Medicina da Faculdade de Zaragoza.

Clique nas imagens para mais detalhes