O mercado de fabrico e implementação de infra-estruturas de redes móveis vai continuar a crescer para atingir os 100 mil milhões de dólares de receitas em 2012, altura em que a instalação de redes HSPA (High-Speed Packet Access) representará mais de 60 por cento das receitas, indica um estudo da consultora Telecom Trends. O HSPA tornar-se-á nos próximos anos o standard de comunicação de dados móveis a nível mundial, ganhando terreno ao EDGE e CDMA 2000 sobretudo devido às economias de escala e consecutiva redução de preços dos equipamentos.

O estudo efectuado pela Telecom Trends revela que a tecnologia EDGE se tornará mais eficiente com a transição para o "EDGE Evolution", prevista para 2007. Esta terá capacidade para dados de voz e terá o triplo da velocidade de transferências da actual EDGE, mas ainda assim não ganhará mais mercado do que o HSPA, sendo responsável por pouco mais de 20 por cento das receitas das infra-estruturas em 2012.

A Telecom Trends avança ainda que os investimentos em tecnologias CDMA 2000 irão decrescer, uma vez que os operadores móveis começarão a migrar para HSPA ou EDGE Evolution dentro dos próximos sete anos.

Mesmo possuindo capacidades tecnológicas avançadas, o CDMA 2000 não conseguiu captar o interesse dos operadores, principalmente dos países asiáticos e da América latina, onde era esperado um crescimento maior. Assim, o CDMA 2000 não estará à altura de enfrentar os preços que os telemóveis e tecnologias WCDMA/HSPA e EDGE poderão oferecer, o que coloca os operadores de CDMA 2000 numa posição desvantajosa, refere o estudo.

A tecnologia HSDPA, a versão do HSPA que aumenta a velocidade no download, está já disponível em 14 países, entre os quais Portugal, Áustria, Finlândia, Bulgária, Alemanha, Israel, Kuwait, África do Sul e Estados Unidos, entre outros. A intenção de migrar para uma rede HSDPA foi revelada por quatro quintos das 105 redes WCDMA que funcionam actualmente em 43 países, indica uma análise da Associação dos Fornecedores Móveis.

Notícias Relacionadas:

2006-04-11 - Quatro quintos dos operadores móveis com redes 3G preparam upgrade para HSPDA

2005-07-12 - Indústria quer HSDPA no mercado em 2006

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.