No arranque da edição de 2019 do Mobile Broadband Forum, em Zurique, Ken Hu, Deputy Chairman da Huawei, afirmou que para chegar de uma forma bem-sucedida à próxima etapa do desenvolvimento das redes 5G é necessária uma colaboração entre as indústrias.

“Para tirarmos partido do potencial do 5G, precisamos de trabalhar em conjunto para lidar com os desafios reais que estão por vir: espectro, infraestruturas e colaboração entre setores”, indicou Ken Hu, citado em comunicado à imprensa.

O Deputy Chairman da fabricante chinesa recomenda que os governos planeiem ativamente como responder à procura de espetro nos próximos cinco a 10 anos. Para Ken Hu a introdução de modelos de preço mais flexíveis por parte dos governantes “vai reduzir a carga inicial de CAPEX dos operadores à medida que implementarem as suas redes 5G”.

Os custos elevados e a disponibilidade de infraestruturas para a instalação de postos da rede móvel de quinta geração são também encarados pela empresa como barreiras à implementação da tecnologia. Apelando à intervenção dos reguladores, Hu acrescenta que “a indústria precisa que sejam criadas condições para agilizar as infraestruturas para os sites 5G”.

Para acelerar a evolução da tecnologia das redes 5G as indústrias precisam “ter uma mente aberta, trabalhar em conjunto com parceiros do setor para identificar problemas reais e explorar o que funciona ou não”, afirma Ken Hu.

A Huawei abriu, a 14 de outubro, o primeiro Centro de Inovação Conjunta 5G para a Europa em Zurique, tal como anunciado em comunicado. A iniciativa, em parceria com a Sunrise, tem como objetivo não só promover a inovação entre indústrias, mas também servir como base a uma maior colaboração entre regiões.

Huawei e operador suíço Sunrise atingiram 3,76 Gbps de download e estabelecem recorde de velocidade 5G
Huawei e operador suíço Sunrise atingiram 3,76 Gbps de download e estabelecem recorde de velocidade 5G
Ver artigo

Recorde-se que a fabricante chinesa e a operadora suíça conseguiram estabelecer um novo recorde de velocidade de transferência em ambiente 5G. As empresas conseguiram alcançar uma velocidade máxima de 3,67 Gbps de download com múltiplos smartphones ligados à rede móvel de quinta geração.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.