
O Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial (ICAP) quer que a PT suspenda a campanha publicitária Meo Fibra que considera violar o Código da Conduta e o Código da Publicidade. A deliberação terá sido tomada a 29 de março mas só ontem a Lusa avançou com a informação.
Segundo a agência noticiosa, a decisão surge na sequência de uma queixa da Optimus ao ICAP, que depois de uma análise considerou que o anúncio não obedece às regras em vigor para a publicidade comparativa. "A segunda secção do júri de ética do ICAP delibera no sentido de que a comunicação comercial da responsabilidade da PTC [PT Comunicações] - veiculada nos suportes de televisão, imprensa, 'outdoor' e internet - se encontra desconforme", cita a mesma fonte.
A campanha em causa põe os Gato Fedorento num cenário onde a fibra do Meo é comparada a uma gasosa, numa recriação de alguns anúncios de “identificação cega” que foram usados sobretudo por detergentes e marcas de bebidas. "Temos que provar que a nossa fibra é superior às outras", "A nossa é a verdadeira fibra. Vamos comparar a nossa fibra com uma gasosa" ou "a verdadeira fibra é MEO" são algumas das frases do anúncio especificadas pelo ICAP para indicar a violação das regras da publicidade.
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A Portugal Telecom já reagiu a esta deliberação, afirmando que os factos indicados no anúncio não são enganosos e que não existe publicidade comparativa.
Recorde-se que as campanhas publicitárias relativas às ofertas de fibra têm sido alvo de várias decisões do ICAP, nomeadamente em relação à utilização de argumentos comparativos por parte das empresas.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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