A pesquisa, realizada pela Indera, mostra que as famílias com níveis de rendimento mais elevado utilizam mais serviços de telecomunicações, sobretudo ofertas em pacote, como o triple play, e estão mais informadas sobre as tecnologias de acesso à Internet, fixas ou móveis.



O estudo encomendado pela Anacom conclui que a probabilidade de um utilizador de serviços triple play não saber que tecnologia está a utilizar é mais reduzida, que entre clientes com uma utilização menos expressiva de serviços de telecomunicações.



A mesma tendência é identificada junto dos agregados mais jovens, que demonstram a mesma preferência pelas ofertas triple play e, igualmente, um maior conhecimento relativamente às tecnologias mais recentes. Nos reformados a tendência dominante é a inversa.



Outra informação confirmada pela pesquisa é o facto de as famílias com rendimento mais elevados assumirem uma despesa média maior em telecomunicações, tal como a localização física, com vantagem para os centros urbanos.



Em termos de valores médios gastos com os serviços de telecomunicações, o estudo da Anacom revela que mais de 60% dos inquiridos gastam mensalmente entre 10 e 19 euros mensais.



No serviço telefónico fixo, o gasto médio dos utilizadores (em 80% dos casos) fixa-se entre os 10 e os 19 euros. No que se refere aos serviços de televisão paga, mais de metade dos inquiridos pagam uma mensalidade superior a 25 euros.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico