Os principais responsáveis pela introdução comercial do HSDPA - High Speed Downlink Packet Access no mercado comprometeram-se esta semana a desenvolver todos os esforços para pôr a nova geração do UMTS na rua já durante o próximo ano. O compromisso significa uma previsão relativamente consensual de que a generalidade dos pilotos e verificações à tecnologia em curso em todo o mundo estarão terminados antes dessa altura.



Num evento organizado pelo UMTS Forum, realizado em Paris, fabricantes de infra-estruturas, de equipamentos, operadores e reguladores garantem estar empenhados em criar as condições para lançar o HSDPA como upgrade credível ao UMTS já em 2006, avança um comunicado.



No evento o presidente do UMTS Fórum sublinhou a importância do HSDPA no desenvolvimento do UMTS a nível global e a sua utilidade para o desenvolvimento de novos serviços que tornem a plataforma mais apelativa para o utilizador.



Recorde-se que o HSDPA vai oferecer a possibilidade de multiplicar por dez as velocidades permitidas hoje pelo UMTS, passando dos actuais 3,6 Mbps para 14,4 Mbps. Uma maior rapidez torna a tecnologia mais fiável para desenvolvimento de serviços interactivos como os jogos online ou aplicações multimédia.



Em Portugal a tecnologia HSDPA está a ser testada pela Optimus na Madeira. Este piloto prevê um upgrade à rede já montada pela operadora na zona e a cobertura de raiz de uma área onde a Optimus ainda não tinha 3G.



Notícias Relacionadas:

2005-06-01 - Optimus testa HSDPA na Madeira

2005-05-09 - Falta de terminais impede desenvolvimento de tecnologia HSDPA