A Intel e a Sprint anunciaram que irão trabalhar em conjunto no desenvolvimento de especificações técnicas e na realização de testes de performance e interoperabilidade de equipamentos para o WiMax, avança um comunicado.
Os equipamentos testados e considerados aptos, por cumprirem os requisitos definidos ao nível da compatibilidade, receberão o logo WiMax, numa iniciativa que pretende acelerar o processo de normalização do standard e certificação de produtos para a sua versão móvel (802.16e), ainda não aprovada.
O objectivo da iniciativa é aplicar uma receita já usada para o Wi-Fi com sucesso e que consiste em reconhecer um número alargado de equipamentos, baseados em standards aceites pela indústria. Um maior número de equipamentos disponíveis acaba por provocar uma descida nos preços e acelerar a introdução da tecnologia.
O WiMax, em que a Intel tem trabalhado de forma intensa, tendo já finalizado um desenvolvimento de um processador e assinado parcerias para o desenvolvimento de produtos, deverá chegar ao mercado apenas no próximo ano. Para já, os chips WiMax estão nas mãos dos fabricantes que desenvolvem equipamentos suportados na tecnologia. Estes equipamentos têm como destinatários os operadores, que posteriormente terão de desenvolver serviços de acesso à Internet em banda larga e distribui-los ao consumidor final.
Notícias Relacionadas:
2005-05-05 - Anacom autoriza utilização das frequências FWA da PT para testar WiMax
2005-04-19 - Processador WiMax da Intel chega a fabricantes e operadores móveis
2004-03-26 - Intel e Alcatel associam-se para a comercialização de equipamentos WiMax
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Já pode jogar em streaming os jogos da Xbox que estão na sua biblioteca -
App do dia
Há uma nova app para os fãs da Nintendo que acaba de chegar às lojas da Google e Apple -
Site do dia
Experimente as novas vozes e personalidades do gpt-o4 em OpenAI.fm -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários