A Internet era no final de 2010 uma realidade em todos os organismos da administração pública central e regional, bem como nas autarquias. Na maioria dos organismos da administração pública central (84 por cento) predominam as ligações a 2 ou mais Mbps, bem como nas câmaras municipais (em 92 por cento). Nas regiões autónomas o débito igual ou superior a 2 Mbps também representa mais de metade das ligações: 78 por cento nos organismos da Madeira e 54 por cento nos Açores.



Os dados, apuradores nos Inquéritos sobre a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Administração Pública 2010, com divulgação prevista para amanhã, mostram uma evolução muito significativa da cobertura e do débito das ligações, ao longo dos últimos cinco anos.



No que se refere aos organismos da Administração Pública central os números mostram que as ligações com débitos iguais ou superiores a 2 Mbps existem hoje com uma frequência 2,3 vezes superior ao que se registava em 2005.



Na administração regional, a evolução mais significativa aconteceu na Madeira onde as ligações iguais ou superiores a 2 Mbps representam hoje quase quatro vezes mais de há cinco anos atrás.



Os inquéritos também mostram que 84 por cento dos organismos da Administração Pública central hoje usam a Internet para interagir com empresas e 82 por cento fá-lo também para comunicar com os cidadãos.



Um terço dos serviços públicos centrais gere sites acessíveis, de acordo com os critérios do W3C, nível 1. Nas autarquias e na administração regional essa percentagem é mais baixa.



A Internet é ainda usada para encomendar bens e serviços por 61 por cento dos organismos da APC.



Nas câmaras municipais a Internet serve sobretudo para procurar informação e comunicar. As compras electrónicas também são, no entanto, uma prática em crescimento, actualmente quatro vezes mais expressiva que há cinco anos atrás. Vinte e oito por cento das autarquias já usam este tipo de funcionalidade.



Os dados foram apurados no âmbito dos Inquéritos sobre a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Administração Pública 2010 realizados pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento com uma taxa de resposta acima dos 90 por cento.