A Motorola e a Nokia anunciaram hoje que estão a trabalhar no sentido de conseguir a interoperabilidade entre equipamentos e serviços de televisão móvel baseados na norma DVB-H (Digital Video Broadcast - Handheld). O acordo pretende encorajar uma adopção mais alargada da tecnologia e acelerar a chegada ao mercado de soluções de televisão móvel.
Os dois fabricantes de telemóveis têm já trabalhado em conjunto em diversas áreas, nomeadamente na definição de padrões e garantia de interoperabilidade entre tecnologias. A Nokia e a Motorola são ambas participantes na Mobile DTV Alliance mas o reforço da poderá garantir um impulso ao mercado de TV móvel.
Apesar das elevadas estimativas avançadas para o mercado de TV nas redes e terminais móveis, os serviços têm tardado a conseguir a adesão dos utilizadores.
Entre as várias tecnologias disponíveis a Nokia e a Motorola estão a apostar no DVB-H, com maior qualidade de serviço, redução de consumo de bateria e a possibilidade de sincronizar diferentes emissores.
As duas empresas vão usar o standard aberto DVB-IPDC, continuando porém a sua participação em diversos grupos da indústria focados na interoperabilidade e normalização, indica o comunicado à imprensa.
Notícias Relacionadas:
2006-07-17 - Vodafone quer realização de novo concurso para a TDT ainda este ano
2006-01-23 –
Tecnológicas juntam-se para promover TV móvel
2006-01-18 - Vodafone avança com serviço de TV no móvel com 14 canais
2005-10-21 - Alcatel cria unidade dedicada à Mobile TV
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários