O teste foi feito por uma equipa da Universidade de Búfalo, Estados Unidos, que instalaram a sua rede no lago Erie, perto de Búfalo. Os investigadores instalaram vários sensores de 18 quilogramas no lago, usando um computador portátil para transmitir informação.

A investigação tem por objetivo desenvolver uma norma de comunicações subaquáticas, facilitando o acesso e partilha de informação que pode ser usada para detetar tsunamis ou criar sistemas de alerta mais fiáveis.

O sistema pode ainda ser utilizado para identificar e resolver problemas ambientais, facilitando a sua localização e o acesso à informação através de uma norma comum a todos os investigadores.

Ao contrário da tecnologia Wi-Fi, esta rede submarina utiliza ondas de som e não ondas de rádio para transmitir informação. Os sinais de rádio são pouco fiáveis debaixo de água, com pouca estabilidade e um raio de comunicação muito curto.

[caption]wi-fi debaixo de água[/caption]

Segundo os investigadores, têm sido desenvolvidos vários sistemas de comunicação sem fios para usar debaixo de água, mas são sistemas proprietários, sem capacidade de intercomunicação e sem uma norma comum. É o caso do sistema da NOAA - US National Oceanic and Atmospheric Administration - que recorre a ondas de som para enviar informação a sensores de alerta de tsunamis, mas cujos dados não podem ser usados por outros sistemas.

O comunicado da Universidade dá conta da tentativa de criar uma norma comum e Tommaso Melodia, um dos investigadores responsável pelo projeto, lembra que este sistema pode tornar a informação mais acessível em smartphones e computadores, salvando vidas em caso de desastres naturais.

A equipa vai apresentar mais detalhes da investigação numa conferência que decorre no próximo mês em Taiwan.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.