O mercado das comunicações eletrónicas em Portugal registou um crescimento assinalável entre 2019 e 2023, com destaque para o último ano, apresentando avanços significativos em diversos indicadores económicos.
Os dados são da Anacom, no relatório “Mercado das Comunicações na Economia Nacional (2019-2023)” e indicam que o investimento em Comunicações Eletrónicas (CE) atingiu 890 milhões de euros, representando um aumento de 2,9% face a 2022. Este crescimento foi impulsionado por um novo operador no mercado e pelo aumento de investimento em dois dos quatro maiores prestadores.
O número médio de trabalhadores no sector aumentou 6,4%, totalizando 7.879 empregados. Também aqui a subida foi motivada pela entrada do novo operador e pelo crescimento das maiores empresas de telecomunicações, refere a Anacom.
O rendimento gerado pelas Comunicações Eletrónicas alcançou 4,9 mil milhões de euros, numa evolução positiva de 3,6%, impulsionada pelo crescimento nos serviços fixos e móveis.
Clique nas imagens para mais detalhes sobre o relatório da Anacom
O EBITDA global subiu 4,4%, atingindo 2,5 mil milhões de euros, enquanto o Resultado Operacional (EBIT) cresceu 3,9%, chegando aos 889 milhões de euros, o valor mais alto desde 2018.
O Valor Acrescentado Bruto (VAB) foi de 3,4 mil milhões de euros, representando 1,3% do PIB nacional, com um crescimento de 9% face a 2022. Esta evolução reflete o aumento do rendimento global e a contenção nos gastos, sublinha a Anacom.
Outro destaque foi o aumento de 35,9% no capital próprio das empresas, que atingiu 5,7 mil milhões de euros, enquanto o passivo total diminuiu 9,6%, para 11,2 mil milhões de euros.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários