Domatica, Sernis, Compta e Thinkdigital com, respetivamente, os projetos Factory Connectivity, iMAPARK, NB-IoT for Waste Sensors e Space Monitor, são as vencedoras da edição de 2018 do IoT Challenge, a última das quais por escolha do público presente e que assistiu aos pitch de apresentação.

Foram 11 as equipas que responderam àquela que é a terceira edição do desafio da Altice/PT, este ano centrado no desenvolvimento de projetos com base na tecnologia NB-IoT.

Foi pedido aos candidatos que desenvolvessem soluções que se enquadrassem nas áreas das Smart Cities, Indústria 4.0 e Mobilidade. Durante cerca de um mês tiveram acesso ao Golabs.IoT da Altice Portugal para testarem os seus projetos. Além da participação no Web Summit, os trabalhos vencedores poderão vir a integrar o portefólio de produtos e serviços de IoT da PT Empresas.

Mário Sousa faz um balanço muito positivo da iniciativa que vai na sua terceira edição e é para continuar. “Temos cada vez mais ideias num estado de desenvolvimento que já ultrapassa os conceitos iniciais. Vê-se que há a preocupação de levar as ideias a um estado mais avançado”, referiu em declarações ao SAPO TEK. “Deixou de ser apenas um desafio de engenharia, já há a preocupação de trabalhar o modelo de negócio, os use cases. Isso é claramente aquilo que queremos potenciar: agarrar em ideias e levá-las para o mercado”.

Entre as empresas que participaram no IoT Challenge e que ganharam um “passe” para o Web Summit, assim como a possibilidade para vir a integrar o portefólio de produtos e serviços de IoT da PT Empresas ou de parceiros, há repetentes, como a Domatica - que também saiu vencedora no ano passado -, mas igualmente “primeiras viagens”, como aconteceu com a ThinkDigital.

No primeiro caso, a ideia Factory Connectivity já existia, mas precisava de tempo e espaço para ser trabalhada e o IoT Challenge foi uma oportunidade para isso. No segundo caso, com o projeto Space Monitor foi tudo construído de raiz. "Quisemos mostrar que nestes eventos também é possível fazer coisas novas e inovadoras, em pouco tempo", afirmou um dos responsáveis da ThinkDigital ao TEK. "Trouxemos um produto praticamente maduro. No espaço de umas semanas poderia estar ready to market", defendeu.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.