A Apple anunciou que os utilizadores do novo iPhone poderão assistir a vídeos do YouTube nos seus novos dispositivos. Isto será possível graças ao novo formato de codificação utilizado pela empresa adquirida pelo Google, que utiliza o codec H.264 para melhorar a qualidade dos vídeos transmitidos em equipamentos móveis e optimizar o recurso à bateria.



Os adeptos do telemóvel da Apple serão os primeiros a beneficiar deste novo formato que permite aos utilizadores fazer streaming de conteúdos com maior qualidade a partir da Internet e a taxas de transferência baixas.




Numa primeira fase serão disponibilizados 100 mil vídeos codificados no novo formato. Os restantes conteúdos serão convertidos pelo YouTube perto do Outono.




As expectativas geradas em torno do telemóvel da Apple são elevadas e agora, a uma semana do lançamento do equipamento nos Estados Unidos, as previsões quanto ao sucesso do iPhone vão surgindo através de análises e inquéritos efectuados por consultoras.




A IDC questiona até que ponto o sucesso do telemóvel será sinónimo de vendas elevadas. O preço praticado pela Apple - entre 500 e 600 dólares - é um dos pontos negativos para quem quer adquirir o dispositivo, factor ao qual acresce a obrigatoriedade de o cliente ficar ligado à AT&T, operadora exclusiva para a distribuição do telemóvel, durante dois anos.




Mesmo assim, a Apple pretende vender 10 milhões de iPhones já em 2008, uma meta que para os analistas do Yankee Group, caso se concretize, quebrará os recordes de vendas existentes no mercado móvel no que diz respeito ao primeiro ano de comercialização de um equipamento.




Nota de Redacção: [15:09] A notícia foi actualizada com a clarificação relativa ao novo formato utilizado para acesso aos vídeos do You Tube.



Notícias Relacionadas:

2007-06-04 - iPhone com estreia marcada para 29 de Junho