No passado mês de Julho foi criada a APREGI (Associação de Prestadores de Registos de Domínios e Alojamento) que pretende dinamizar a profissionalização do sector de serviços de Internet. A intenção das empresas de criar a associação havia sido anunciada em Janeiro mas só em Julho se procedeu à formalização da mesma.

A linha de pensamento traçada pela associação centra-se na divulgação e promoção dos serviços de registo de domínios e alojamento de sites, aplicações ou servidores, prestados por empresas que desenvolvam esta actividade em Portugal, através de uma sociedade de direito nacional.

Outras prioridades definidas são o contacto, diálogo e apresentação de propostas aos interlocutores com influência no mercado; a adopção de domínios próprios por parte das empresas, associações ou pessoas particulares de maneira a contribuir para o desenvolvimento da sociedade da informação no país.

Em comunicado, António Miguel Ferreira, presidente da AMEN e da APREGI, destaca que a criação desta associação tem como objectivo "fomentar o diálogo entre os vários prestadores de serviços e as principais entidades intervenientes, em particular a FCCN (Fundação para Computação Científica Nacional), no sentido de dinamizar o sector e criar condições para um mais rápido crescimento do mesmo".

Os associados fundadores são a AMEN (Serviços Internet, Sociedade Unipessoal), a CGEST, a FLESK Produções Digitais e a PT.COM. O mesmo responsável acrescenta que a APREGI pretende alargar o número de associados "de forma a consolidarmos o papel de interlocutor privilegiado nesta área de actividade e contribuir para o desenvolvimento da mesma".

Notícias Relacionadas:

2005-07-13 - Claranet finaliza compra da Via Net.Works e do Grupo AMEN

2005-06-24 - Registo de domínios com caracteres especiais disponível a partir de 1 de Julho

2005-04-19 - FCCN alarga acordos com agentes de registo internacionais para domínios portugueses
2005-01-13 - Prestadores de serviços de registo de domínios vão juntar-se em associação

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.