A Apple criou uma nova secção no iTunes destinada a agregar versões gratuitas de aplicações vendidas na loja, avançam hoje vários meios de comunicação internacionais. A nova categoria serve não só para facilitar o acesso às ofertas, mas também para incentivar os clientes a experimentarem o software - sem terem de pagar por ele.

A oferta resume-se às chamadas versões "lite" ou "fremium" do software, o que significa que são aplicações que não contam com todas as funcionalidades dos "originais", destinando-se antes a servir como uma espécie de test drive para a aplicação completa.

A possibilidade é assegurada através da nova secção "Try Before You Buy", onde são disponibilizadas as aplicações para teste, embora não seja ainda claro se esta se irá manter acessível a título permanente e nos mesmo moldes.

O assunto não mereceu qualquer comunicado oficial à imprensa por parte da Apple, mas não tem passado despercebido entre os meios especializados, que especulam sobre a possibilidade de inclusão de outras aplicações (completas) na lista, por tempo limitado, por exemplo.

Por enquanto, estão disponíveis no cardápio 98 versões de teste de sucessos como Grand Theft Auto: Chinatown, Metal Gear Solid Touch e do Labyrinth 2 ou da aplicação de localização geográfica AccuTerra.

Nota de Redacção:A notícia foi alterada para esclarecer que o que está em causa é a criação de uma secção específica, onde se reúnem as versões de teste das aplicações.