O processo de vacinação contra a COVID-19 em Portugal começou oficialmente a 27 de dezembro. Ainda antes do seu início, a SMS enviada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em colaboração com a Direção Geral da Saúde (DGS) foi entregue a 11,2 milhões de números ativos no país, avança o Ministério da Administração Interna.

Em comunicado à imprensa nacional, o Ministério detalha que o conteúdo das mensagens, que indicam que a vacina é “facultativa, mas recomendada e gratuita” e que explicam que se deve aguardar contacto por parte do SNS, foi enviado “de forma eletrónica para os operadores de comunicações móveis, que por sua vez o remetem para os seus clientes, o que permite que se atinja uma cobertura muito significativa da população".

Segundo as autoridades, as SMS pretendiam ser um "aviso à população de modo a sensibilizar os cidadãos para o período de vacinação contra a COVID-19". No entanto, o Jornal de Negócios avança que a sua receção despertou agitação nas redes sociais, pois poderia ser interpretada como uma convocatória iminente.

Recorde-se que, de acordo com o plano de vacinação contra a COVID-19, divulgado a 17 de dezembro, os utentes do Serviço Nacional de Saúde vão ser contactados por SMS de forma a indicarem se querem ser vacinados.

Os utentes serão identificados com base na listagem dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), que serão disponibilizados aos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), sendo depois contactados por mensagem SMS para “aferição de interesse para vacinação COVID-19”. Caso responda “sim”, o agendamento é efetivado e o utente receberá uma nova mensagem com a data, hora e local da vacinação.

Plano de vacinação contra a COVID-19

Para ajudar a esclarecer as dúvidas em relação às vacinas contra a COVID-19, foi também lançada uma nova página web exclusivamente dedicada ao processo de vacinação e que contará com atualizações periódicas ao longo de 2021. Em destaque no website concebido pelo Governo em articulação com a task-force, a DGS e os SPMS encontra-se uma simulação que o utilizador pode preencher para ficar a saber em que altura será chamado pelo SNS para vacinação.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.