O Governo japonês quer promover no exterior as competências nacionais na área da tecnologia móvel. O executivo considera que os níveis de exportação estão muito aquém do esperado de um mercado que apresenta alguns dos telemóveis mais sofisticados do mundo.




Além do executivo, a iniciativa agora proposta envolve fabricantes e operadores locais, segundo o avançado pela Associated Press, que cita o gabinete do Ministro da Administração Interna e Comunicações japonês.




Entre as tecnologias que o país do sol nascente pretende exportar está a wallet phone. A aplicação é suportada por um chip denominado FeliCa, criado pela Sony, que é embebido em telemóveis para permitir a sua comunicação com outros dispositivos, com vista à realização de pagamentos sem dinheiro.




No Japão os wallet phones estão disponíveis desde 2004, introduzidos pela operadora NTT DoCoMo. A maioria dos modelos comercializados actualmente já apresenta tais funcionalidades.




Telemóveis GSM 3G e tecnologia wireless de quarta geração estão também entre os produtos que o Governo nipónico pretende promover além-fronteiras, através de missões internacionais e seminários, segundo a proposta aprovada numa reunião ministerial.




Notícias Relacionadas:

2008-02-22 - Japão contrata técnicos para apoiar cidadãos nas dúvidas sobre telemóveis

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.