O Governo japonês quer promover no exterior as competências nacionais na área da tecnologia móvel. O executivo considera que os níveis de exportação estão muito aquém do esperado de um mercado que apresenta alguns dos telemóveis mais sofisticados do mundo.
Além do executivo, a iniciativa agora proposta envolve fabricantes e operadores locais, segundo o avançado pela Associated Press, que cita o gabinete do Ministro da Administração Interna e Comunicações japonês.
Entre as tecnologias que o país do sol nascente pretende exportar está a wallet phone. A aplicação é suportada por um chip denominado FeliCa, criado pela Sony, que é embebido em telemóveis para permitir a sua comunicação com outros dispositivos, com vista à realização de pagamentos sem dinheiro.
No Japão os wallet phones estão disponíveis desde 2004, introduzidos pela operadora NTT DoCoMo. A maioria dos modelos comercializados actualmente já apresenta tais funcionalidades.
Telemóveis GSM 3G e tecnologia wireless de quarta geração estão também entre os produtos que o Governo nipónico pretende promover além-fronteiras, através de missões internacionais e seminários, segundo a proposta aprovada numa reunião ministerial.
Notícias Relacionadas:
2008-02-22 - Japão contrata técnicos para apoiar cidadãos nas dúvidas sobre telemóveis
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários