Arranca hoje e prolonga-se até ao próximo dia 18 de maio o Fórum Mundial da Sociedade da Informação. Genebra recebe líderes de todo o mundo para avaliar os progressos obtidos nos últimos anos na redução do fosso digital entre países desenvolvidos e países em vias de desenvolvimento.



Em 2003 em Genebra foram preparadas e em 2005 em Tunes assinadas, um conjunto de medidas para promover o uso da tecnologia nos países menos desenvolvidos, metas que têm sido revistas e avaliadas.



Este ano a preocupação volta a estar na agenda, tal como o objetivo de definir novas medidas pós-2015, ano que serve de meta para o cumprimento de um conjunto de objetivos definidos pelas Nações Unidas.


Entre os tópicos em agenda incluem-se desenvolvimento rural, infraestruturas de tecnologias de informação e comunicação, cibersegurança, educação, saúde e inovação, entre outros.



Os encontros de alto nível decorrem na terça e na quarta-feira e colocam na agenda o tema da governação do ciberespaço; homens e mulheres nas TIC; e o Green IT.


Deverão passar pelo fórum 1.500 participantes, representantes de 150 países. No encontro deverá resultar a habitual declaração de intenções que coloca de acordo os países presentes, num compromisso para a ação que normalmente é mais ambicioso na fórmula proposta que na fórmula aprovada.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira