O principal objetivo deste projeto, intitulado de MTGrid (Multi Technology Communication Infrastructure for the Smart Grid), consiste em desenvolver uma solução de comunicações que permita aos operadores de uma rede elétrica monitorizar e controlar os contadores elétricos inteligentes.

O INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores: Tecnologia e Ciência), em conjunto com a EFACEC, foi responsável pelo desenvolvimento e implementação de uma solução de comunicações sem fios em equipamentos de baixo custo e de baixo consumo.

“A rede tem como requisitos, por exemplo, a interligação de centenas de contadores, capacidade de operação em ambientes diversos e integração com as soluções do fabricante”, explica Manuel Ricardo, coordenador do Centro de Telecomunicações e Multimédia do INESC TEC, em comunicado.

Esta e outras soluções tecnológicas aplicadas a outras áreas, como a saúde e a música, vão estar em mostra no “Open Day do CTM”. O evento decorrerá no INESC, a 6 de maio das 14h30 às 17h30. Esta iniciativa marca o início da comemoração dos 30 anos do INESC TEC no Porto.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico