
O novo conjunto de dados da plataforma COSMOS-Web, desenvolvida por investigadores da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara e pelo Instituto de Tecnologia de Rochester, com apoio da NASA, está disponível abertamente para o público e conta com um mapa interativo que permite visualizar quase 800.000 galáxias.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
Em destaque na plataforma estão também os blocos de imagens captados por instrumentos do James Webb como a NIRCam (Near Infrared Camera) e o MIRI (Mid Infrared Instrument).
Em comunicado, o projeto explica que, através da NIRCam, foi possível captar uma porção do céu com uma dimensão de 0,54 graus quadrados, o equivalente a cerca de três luas cheias. Já com o instrumento MIRI, foi captada uma área de 0,2 graus quadrados.
Todas as imagens estão disponíveis num catálogo detalhado, que contém dados fotométricos, medições estruturais e muitos outros parâmetros para as quase 800.000 galáxias captadas pelo James Webb.
“Graças às imagens do telescópio James Webb e aos dados anteriores do projeto COSMOS, o catálogo abre caminho a muitas novas possibilidades de investigação científica”, afirmam os investigadores do projeto.
Veja na galeria as imagens que o telescópio James Webb tem captado ao longo do tempo
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários