A GSM Association está a preparar uma iniciativa que visa promover a utilização do 3G, enquanto ligação preferencial à Internet a partir do portátil. Esta Mobile Broadband iniciativa é semelhante à que a Intel levou a cabo para promover a tecnologia WiFi, enquanto símbolo de conectividade portátil e também terá um logótipo próprio.

A acção conta com o apoio dos operadores móveis e de empresas como a Microsoft e pretende criar uma marca que seja reconhecida pelos compradores e se assuma como uma referência para os vendedores.
O logo que identificará os portáteis prontos para navegar na Internet, através de conectividade 3G pré-instalada, vão começar por estar disponíveis em 91 países em todo o mundo, regiões onde estão ou serão comercializadas as marcas e os modelos com 3G embutido.

Marcas como a Lenovo, Dell, Asus e Toshiba já mostraram o seu apoio à iniciativa, garantindo que terão equipamentos certificados para participar.
Equipamentos e operadores usarão o logo Mobile Broadband para mostrar a sua adesão. Os primeiros equipamentos com este símbolo deverão surgir no final do ano.

Os compradores de computadores com este sinal terão a garantia de que a ligação à Internet funciona com o cartão SIM de qualquer operador móvel.