
Estão encontradas as tecnologias que irão "suceder" ao LTE e ao WiMAX. A ITU anunciou que a LTE Advanced e a WirelessMAN Advanced foram aprovadas como tecnologias 4G.
As duas especificações foram seleccionadas de um conjunto de seis submissões candidatas, depois da harmonização das propostas, e irão integrar a tecnologia de banda larga móvel 4G, também conhecida como IMT-Advanced.
Segundo o ITU-R Working Party 5D, unidade da União Internacional das telecomunicações encarregue de definir as tecnologias 4G, tanto a LTE Advanced como a WirelessMAN Advanced endereçaram com sucesso todos os critérios estabelecidos para o IMT-Advanced.
O objectivo é conseguir uma harmonização mundial da tecnologia de comunicações que permitirá maior largura de banda e suporte a serviços avançados.
Vários países, entre os quais Portugal, já estão a avançar com testes de implementação de 4G com base em LTE e WiMAX, mas os especialistas não as consideram como "verdadeiras normas 4G", já que foram definidas ainda no âmbito das específicações da terceira geração móvel e não cumprem todos os requisitos do IMT-Advanced.
O conjunto de características técnicas do IMT-Advanced deverá estar finalizado no início de 2012, mas a UIT não arrisca datas para a chegada ao mercado das redes e equipamentos.
Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com mais informação.
Em destaque
-
CES 2021
Todas as tendências da principal feira de tecnologia nos EUA -
App do dia
Quer partilhar ficheiros áudio de grande dimensão de forma simples e rápida? Há uma app que o pode ajudar -
Site do dia
Faça uma viagem virtual pelo tempo e descubra os mistérios de Lisboa romana num novo website -
Especial: O melhor e pior de 2020
-
Montra TEK
Quais são os 10 smartphones mais poderosos de 2020?
Comentários