Estão encontradas as tecnologias que irão "suceder" ao LTE e ao WiMAX. A ITU anunciou que a LTE Advanced e a WirelessMAN Advanced foram aprovadas como tecnologias 4G.

As duas especificações foram seleccionadas de um conjunto de seis submissões candidatas, depois da harmonização das propostas, e irão integrar a tecnologia de banda larga móvel 4G, também conhecida como IMT-Advanced.

Segundo o ITU-R Working Party 5D, unidade da União Internacional das telecomunicações encarregue de definir as tecnologias 4G, tanto a LTE Advanced como a WirelessMAN Advanced endereçaram com sucesso todos os critérios estabelecidos para o IMT-Advanced.

O objectivo é conseguir uma harmonização mundial da tecnologia de comunicações que permitirá maior largura de banda e suporte a serviços avançados.

Vários países, entre os quais Portugal, já estão a avançar com testes de implementação de 4G com base em LTE e WiMAX, mas os especialistas não as consideram como "verdadeiras normas 4G", já que foram definidas ainda no âmbito das específicações da terceira geração móvel e não cumprem todos os requisitos do IMT-Advanced.

O conjunto de características técnicas do IMT-Advanced deverá estar finalizado no início de 2012, mas a UIT não arrisca datas para a chegada ao mercado das redes e equipamentos.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com mais informação.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.