O número de dispositivos Android a usar a versão 2.1 do sistema operativo aumentou, mostram os últimos dados recolhidos a partir dos acessos à loja de aplicações, o Android Market.

A versão, também conhecida como Eclair, não é a mais recente, mas é aquela que regista actualmente maior acolhimento, estando instalada em 55,5 por cento dos equipamentos com sistema operativo móvel promovido pela Google.

Os números são avançados pelo relatório publicado esta semana, que contabiliza os acessos à loja online até 15 de Julho. Na contagem, os dispositivos a usar a versão 2.1 eram responsáveis por 50 por cento do universo total de utilizadores.

Em segundo lugar no "ranking" surge a versão 1.6, que ainda se encontra instalada em 22,1 por cento dos equipamentos - e está presente mesmo em muitos lançamentos recentes em território nacional.

Esta é (ainda) seguida de perto pela bem menos recente versão 1.5, que estava presente em 18,9 por cento dos telefones.

O mês passado foi disponibilizada a versão 2.2, mas a sua representatividade é ainda tímida - ou mesmo nula, no caso do mercado português. A "quota" de equipamentos com a versão mais recente do Android era, à data do relatório, de apenas 3,3 por cento.