O sector das Tecnologias da Informação e Comunicação é responsável por 8 por cento do consumo de energia eléctrica na União Europeia e por 4 por cento das emissões de CO2 e o cenário tende a piorar nos próximos anos.



Inverter a tendência é um dos grandes objectivos europeus em matéria de eficiência energética - consagrado na Agenda Digital da Europa. Para inverter a tendência foram criados dois códigos de conduta de adesão voluntária, que as empresas podem subscrever, aceitando adoptar políticas que conduzam à redução da sua pegada ecológica nas áreas mais críticas.



A UE comunica que ontem, aproveitando o evento ICT 2010-Digitally Driven, em Bruxelas, mais 16 tecnológicas se juntaram ao objectivo de redução do consumo eléctrico dos equipamentos de banda larga (responsáveis por 15 por cento do consumo de electricidade nas TIC) e dos centros de dados.



Ao primeiro código de conduta aderiram 10 novas empresas, aumentando para 20 o total e ao segundo 6, aumentando para 26 o número de participantes.



Passam a estar vinculadas aos compromissos que podem permitir uma poupança anual de energia na ordem dos 4,5 biliões de euros, 36 tecnológicas europeias que, tal como as restantes, têm os nomes listados online.