Os números são da Anacom e acabam de ser divulgados no relatório estatístico de aceso à Internet relativo ao primeiro trimestre do ano. O regulador do mercado das comunicações indica que 25 em cada 100 habitantes tem uma ligação à Internet fixa e que esse número sobe para 37,3 em cada 100 nas ligações móveis, considerando-se aqui as que são efetivamente utilizadas.

Os dados mostram porém que a banda larga móvel está a crescer de forma marginal - apenas 0,2 % no período - sendo dinamizada pela utilização de smartphones. Já na rede fixa a adesão a pacotes de serviços triple ou quadruple play continua a permitir a angariação de mais clientes, sobretudo na fibra.

No primeiro trimestre o crescimento foi de 8,7% nas ligações em fibra ótica, que já representam 19% do total dos acessos, o equivalente a cerca de meio milhão de
linhas. O ADSL continua a ser a tecnologia dominante, comm uma quota de mercado de 41,7%, mas não cresceu neste trimestre.

As ligações por cabo registaram um crescimento de 1,3% e foram neste trimestre responsáveis por 37,5% das ligações totais em rede fixa.

A Anacom estima que cerca de nove em cada dez clientes da banda larga fixa adquiriu o serviço no âmbito de um pacote de serviços.

Em termos de quota de mercado o Grupo PT mantém valores acima dos 50%, com uma quota de 50,1%, mas perdeu 0,4 pontos percentuais. Também a NOS (Zon Optimus) perdeu terreno, baixando 0,8 pontos percentuais para uma quota de mercado de 35,5%.

Em rota contrária está a Vodafone que chegou aos 7,8% de quota de mercado, com uma subida de 1,3%, sendo o prestador de serviços que maior número de assinantes captou, em termos líquidos

A Anacom recorre ao Barómetro de Telecomunicações da Marktest para traçar a evolução da despesa média mensal dos agregados familiares com ofertas multiple play. De acordo com os dados, a despesa média mensal das famílias com pacotes foi de 50,4 euros no caso do quadruple play, 48 euros no caso do triple
play e 29,3 euros nos casos onde apenas sejunta o telefone ao acesso Internet.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico