O sector das telecomunicações vai continuar a assistir a uma redução das receitas ao longo de 2011, devido ao "prolongado período de austeridade" e ao menor rendimento dos cidadãos, antevê a agência de notação financeira Fitch.
A agência está a prever que as receitas em 2010 caiam três por cento, com a rede móvel a recuar seis por cento.
"Os efeitos de um período prolongado de austeridade irão pesar nas receitas das empresas de telecomunicações portuguesas", alerta a Fitch numa nota citada pela Bloomberg.
A agência de notação financeira considera que em 2011, a Portugal Telecom poderá assistir a uma rápida deterioração nas receitas domésticas. "Se o perfil financeiro da PT se deteriorar de forma mais expressiva, irá colocar pressão ao nosso actual 'rating' [de 'BBB'], mas a Fitch também terá em conta as perspectivas de recuperação nessa situação".
No entanto, a Fitch assinala que a situação de liquidez da empresa gerida por Zeinal Bava é boa, tendo em conta os 4,5 mil milhões de euros da venda da Vivo, que fez elevar a liquidez da empresa para os 6,2 mil milhões de euros.
Em destaque
-
Multimédia
Sweekar quer ser um Tamagotchi para os tempos modernos (com IA incluída) -
App do dia
Acompanhe satélites, planetas e fenómenos espaciais com a AstroAlert -
Site do dia
#PressPlayTogether incentiva pais e filhos a jogar em conjunto com mais responsabilidade e segurança -
How to TEK
Tem iPhone atualizado com o iOS 26? Saiba como tirar partido das novas ferramentas das mensagens
Comentários