(Atualizada) A Portugal Telecom anunciou hoje uma nova oferta de Triple Play que estica a velocidade da Internet até aos 400 Mbps. O serviço está disponível para todas as casas onde já existe cobertura de fibra ótica da Portugal Telecom.

Até agora a velocidade mais elevada suportada no serviço de fibra da PT ficava-se pelos 200 Mbps, mas a empresa já tinha testado os 100 Gbps entre Lisboa e Porto, com recurso à tecnologia GPON da Alcatel-Lucent.

A velocidade de 400 Mbps só está disponível em pacote triple play, com o Meo, e integra 125 canais de televisão, chamadas ilimitadas para a rede fixa, banda larga móvel, acesso à Musicbox e ao Meo Jogos, assim como ao Meo Go, com a possibilidade de ver 60 canais de televisão fora de casa. O preço da mensalidade é de 179,99 euros.

Para quem já é cliente do Meo com pacote de fibra há também alterações na oferta, nomeadamente na velocidade de 50 Mbps que duplica para os 100 Mbps sem alterações no preço atual, que é de 58,49 euros, como se pode ver na grelha de preços atualizada.

[caption]Nome imagem[/caption]

A oferta da PT nos 200 Mbps tem um custo de 104,99 euros, em preço promocional que dura 12 meses, e inclui os mesmos 125 canais de TV agora integrados no novo pacote de 400 Mbps, assim como as outras "componentes" do pacote.

Recorde-se ainda que a Zon tem uma oferta até 360 Mbps no seu serviço de triple play que custa 139,99 euros por mês e que é suportada na sua rede de cabo. Esta oferta foi lançada ainda em 2010.

Os acessos de fibra são cada vez mais importantes na angariação de clientes, continuando a ganhar terreno face a outras tecnologias, apesar de ainda representarem uma base de assinantes relativamente pequena. Segundo os últimos dados da Anacom, as ofertas suportadas em fibra ótica (FTTH/B) representavam 8,8% das subscrições e seis em cada 10 novas adesões aos serviços de TV paga são assentes em redes de fibra ótica.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com a informação do preço e com a substituição do quadro que já inclui a nova oferta.