Na expectativa de grande afluência a Fátima no próximo fim-de-semana, MEO, NOS e Vodafone instalaram antenas adicionais na região e reforçaram a cobertura para fazer face à concentração de utilizadores.

À Lusa, a MEO confirmou que instalou cinco antenas móveis. A operação, segundo a empresa, envolveu 175 profissionais "no planeamento e construção das infraestruturas de suporte, manutenção e prevenção". Em adição, a operadora vai contar ainda com um Centro de Comando Operacional que vai atuar entre Lisboa e Fátima "em colaboração com todas as autoridades nacionais envolvidas nesta visita". Os visitantes internacionais estrangeiros terão também as suas comunicações asseguradas com um reforço na conectividade internacional.

A NOS, por sua vez, reforçou a rede móvel e fixa com um "aumento de capacidade e redundância de todas as estações da região de Ourém" e com a instalação de "quatro antenas provisórias" que estarão a funcionar nos dias da visita do Papa Francisco. A empresa de telecomunicações "terá ainda equipas dedicadas ao evento de prevenção em Fátima e remotamente em monitorização". A área da TV, como confirmou fonte oficial à agência Lusa, terá "atenção redobrada" devido "aos muitos diretos previstos no local".

Face ao que é costume montar-se em Fátima no dia 13 de maio, data na qual se celebram anualmente as aparições, a Vodafone confirmou que vai aumentar a sua capacidade em 94%. A operadora confirmou que "tem em curso um exaustivo plano de reforço de cobertura e capacidade 2G, 3G e 4G da sua rede de comunicações" numa operação que contará também com estações móveis.

O Papa Francisco vai estar em Fátima no próximo sábado.