Os telemóveis reciclados e sujeitos a melhoramentos serão responsáveis por um volume de vendas correspondente a 2,5 mil milhões de dólares ao longo em 2007, concluiu a ABI Research.



A análise da empresa refere que este mercado é impulsionado por todos os utilizadores que procuram equipamentos a preços mais baixos, que trocam de telemóvel regularmente, pelas regiões emergentes, entre outros factores.



A ABI Research indica que os telemóveis reciclados e melhorados podem ajudar os operadores a melhorarem a sua rentabilidade e a dos clientes através da criação de melhores preços de venda dos equipamentos ao público.



Esta estratégia permite que as empresas lucrem com a venda de dispositivos mais baratos ao invés de terem de esperar mais tempo pela venda de outros mais caros.



Com os esforços de operadores móveis, vendedores, empresas de reciclagem, campanhas de retoma ou de outras estratégias, cada vez mais utilizadores optam por entregar os seus velhos equipamentos, indica a ABI Research.



A análise revela que o número de entregas de telemóveis que apenas necessitam de alguns melhoramentos está a aumentar, assim como os casos de troca ou reembolso pelo equipamento velho. Este factor acaba por ser positivo tanto para utilizadores como operadores. No primeiro caso porque o consumidor pode optar por um equipamento mais recente e para os operadores porque podem voltar a lucrar com um telemóvel utilizado depois de o sujeitar a alguns melhoramentos.



Por sim, a consultora estima que este mercado venha a crescer sustentadamente ao longo dos próximos cinco anos, chegando a gerar 6 mil milhões em receitas em 2012. Os analistas frisam ainda que o segmento de telemóveis reciclados pode vir a assumir-se como o segundo mercado mais forte do ponto de vista do consumidor.



Notícias Relacionadas:

2007-06-04 - TMN reutiliza 270 mil telemóveis usados em 2006

2005-02-01 - AMI recicla consumíveis e telemóveis para financiar projectos humanitários