
O mercado mundial de telefones móveis registou no terceiro trimestre deste ano um crescimento de 2,4% face a igual período do ano anterior, com o segmento dos smartphones a registar um crescimento homólogo de 45,3% para o mesmo período e a Nokia a sair do top 5 dos maiores fabricantes de smartphones a nível mundial.
A saída da Nokia do grupo dos cinco fabricantes com mais vendas de smartphones é mesmo um dos principais destaques do relatório Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, divulgado ontem pela IDC, que mantém a Samsung na liderança com uma quota de mercado de 31,3%, seguida da Apple, da RIM, ZTE e HTC.
Além da queda da Nokia, o relatório da IDC regista ainda uma redução significativa de quota de mercado da RIM e da HTC, com quebras de 34,7% e 42,5%, respetivamente, bem como da LG, que fica também de fora da lista dos cinco maiores fabricantes.
A mesma lista refere que a Samsung regista um crescimento de 100% face a igual período do ano anterior, com a Apple a subir cerca de 57%.
[caption][/caption]
Kevin Restivo, analista sénior da IDC, refere no relatório que "a perda de quota de mercado da Nokia significou ganhos para os seus concorrentes", justificando a situação com a aposta no Windows Phone. "A transição efetuada pela empresa nos smartphones com Symbian para o Windows Phone deixou uma ampla oportunidade para os seus rivais lhe conquistarem quota de mercado nos últimos 18 meses" adianta o analista.
No entanto, o mesmo responsável defende que o mercado mundial dos smartphones estáainda numa fase latente, "o que significa que há espaço para vários fabricantes e sistemas operativos florescerem, incluindo a Nokia".
No segmento dos smartphones, o IDC Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker revela que foram comercializados 179 milhões de smartphones entre julho e setembro de 2012, comparados com os 123 milhões vendidos no mesmo período do ano anterior.
Já ao nível do mercado global de telefones móveis, a IDC refere que foram vendidos 444,5 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2012, cerca de 10 milhões a mais do que as vendas registadas em igual período de 2011. Neste mercado, a liderança é ocupada pela Samsung, com 23,7% de quota de mercado, seguida pela Nokia, que registou uma quota de 18,7%, embora tenha recuado 22% face a 2011.
[caption][/caption]
O relatório da IDC estima que a procura por telemóveis e smartphones continue a crescer a longo-prazo, "devido ao papel central que os telefones móveis desempenham na vida das pessoas", bem como ao valor acrescentado que os dispositivos cada vez mais fornecem, além das comunicações.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários